14 setembro 2009

Salada Russa - Versão Meirinhos

A salada Russa na sua versão original, foi criada por Lucien Olivier, um famoso cozinheiro, domo do mais famoso restaurante de Moscovo chamado Hermitage.
Era inicialmente uma receita gourmet, secreta e muito apreciada pela nata da sociedade da época.

Por entre tricas e intrigas, um dia um empregado dele "fanou-lhe" o segredo e distribui-o pelo mundo inteiro, sendo que a receita original continha como ingredientes (pasme-se): galinha-brava, língua de veado, caviar, alface, cauda de lagosta, alcaparras (ou azeitonas defeituosas como me explicou a G.), ovo cozido, pepino anão, pepino comum e semente de soja. Como opcional podia juntar-se trufas, gelatina branca ou pato fumado.
Portanto parecidíssimo com o que lá pomos hoje, né? :)

Moscovices à parte, a mãe do R. em Meirinhos fez uma salada Russa de comer e babar por mais, que não tinha nada destas esquisitices e que ficou "Bem boa"

Preciso de...
* Batata em cubinhos
* Cenoura em cubinhos
* Ervilhas
(podem aligeirar estes três comprando uma emb. de Legumes para Salada Russa Continente já pronta para ir para a panela, por €0,78.)
* 5 medalhões de pescada (para 2 pessoas + 1/2)
* 3 ovos
* Maionese q.b.
* salsa q.b.
* 1 grande tomate maduro

Começo por...
* Cozer a batata, cenoura e ervilhas (ou a mistura) já cortada em cubinhos para acelerar, os ovos e a pescada.
* Depois de cozido, numa terrina grande colocar por camadas os ingredientes pela ordem: batata, cenoura e ervilhas, em seguida a pescada desfeita, uma camada de maionese generosa, a seguir o tomate em rodelas fininhas e por último o ovo picado por cima. polvilha-se tudo com salsa fresca picada.

Notas
* Para os apreciadores de alho, pode picar uns dentes de alho e colocar por cima da camada de maionese.
* Pode substituir a maionese pelo tradicional tempero de azeite e vinagre e nesse caso suprimir a camada de maionese e temperar por cima de tudo.

Sem comentários: