31 março 2009

Iogurtes, iogurteira e iogurtadas

Outra das minhas paixões é a iogurteira... ah a minha iogurteira.
Tenho uma da marca Jata e adooooro os iogurtes caseiros que lá faço. A pergunta impunha-se: Valeria ou não a pena o investimento? Ó se valeu!!

A iogurteira custou €19,90 na Worten e aproveitei a falta de imaginação para presentes de Natal e pedi-a à minha querida Mana (que também foi quem me ofereceu a MFP... devo mesmo espalhar a ideia que cozinho mal sem uma grande ajuda da tecnologia... enfim...). Desde aí não há semana que lá em casa não se façam e devorem entre 14 e 21 iogurtes (a máquina faz 7 de cada vez).

Para além de muito mais saudáveis, personalizáveis e de muito fácil preparação há o factor económico! Com €1,30 faço 7 iogurtes, portanto €0,18 cada um!!

Podem fazer-se naturais e comer-se assim ou podem fazer-se com frutas, chocolate, bolacha, frutos secos, muesli, cereias, nutella, chocapic, estrelitas, compotas, café, M&M's... e existe sempre a possibilidade de os fazer já com o acompanhamento ou de o pôr no final.

Outra das possibilidades que tenho vindo a explorar é o de fazer iogurte natural não açucarado e usar na culinária em vez de natas. Em molhos, recheios, coberturas e por aí fora. Mais uma vez ganha o corpo e o bolso!

Preciso de...
* 1 l. de leite gordo
* 1 iogurte natural açucarado (ou normal se for iogurte para culinária)

Começo por...
*Misturar ambos muito bem num copo e verter para os copinhos da iogurteira.
* Ligar a máquina por 12 horas.

DICAS
* Quem gostar dos iogurtes mais espessos deve adicionar uma a três colheres de sopa de leite em pó.
* Quem precisar de copos para a iogurteira pode comprá-los no Depósito da Marinha Grande na loja do Centro Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, tambem tenho uma iogurteira, e sou apaixonada pelos meus iorgutes rsrsrsr, faço sempre naturais..e adoro! Desta vez aconteceu-me esquecer deles :O(, deixei-os durante 21 horas na iogurteira...alguem me sabe dizer se estão comestiveis? Serão prejudiciais??
obrigada

Cris disse...

Olá Anónima :-) Eu agora também deixo os meus mais que as 12 horas para ficarem mais espessos. Uma vez ficaram 24 horas, de um dia à noite para outro e ficaram óptimos. Só ficam é mais espessos.

Beijos e obrigada pela visita ;-)