06 abril 2009

Biscoitos de Leite Condensado na MFP

Vocês devem estar a perguntar-se porque é que escolhi este nome se não tenho aqui nenhuma receita de biscoitos de leite...
É verdade, mas vou pô-la agorinha mesmo!

É a minha receita favorita de biscoitos e que agora com a preciosa ajuda da MFP vou passar a saborear mais vezes ao Domigo à tarde com chá ou leite morno... nham, nham como diz a princesa B.
É uma receita de sequilhos, um doce típico brasileiro, no qual eu meti a "mãozinha" para pôr mais ao meu jeito :)

Preciso de...
* 1 lata pequena de leite condensado (370 gr.)
* 2 ovos
* 1 colher de sopa de margarina
* 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
* 1/2 colher de sobremesa de fermento químico (tipo royal)
* 180 gr de Maizena
* 70 gr. de farinha de Trigo
* 1 pitada de sal

Começo por...
* Bater numa tijela os ovos com a vara de arames, juntar o leite condensado, depois a margarina derretida, o sal, a essência de baunilha e por último o fermento às pitadinhas para não criar grumos.
* Depois de bem batido o preparado para ficar bem cremoso, colocar na cuba da MFP e por cima deitar a mistura das duas farinhas.
* Ligar a MFP no programa de bolos para amassar. Ir acompanhando a "amassadura" com umas raspadelas de salazar na cuba para ajudar a máquina a misturar bem e não ficarem pedaços de farinha mal distribuídos.
* Quando terminar a fase de amassar, retirar a massa e deixá-la levedar à temperatura ambiente durante 30 minutos.
* Pré-aquecer o forno a 190º.
* Forrar um tabuleiro com papel de prata e colocar pequenas bolinhas de massa sobre ele com a distância média de 5 a 7 cm entre elas, isto porque elas crescem bastante.
* Cozinhar os biscoitos durante 10 minutos a 190º.
* Retirar e comer quente ou frio, simples ou acompanhado, seco ou com bebida, de pé ou sentado, sozinho ou acompanhado... de qualquer forma não vão conseguir parar de os comer!

DICA
A melhor forma de moldar as bolinhas sem que a massa (que é bastante peganhenta) fique toda agarrada nas mãos é com duas colheres de sopa, como se moldam os bolinhos de bacalhau só que também de trás para a frente para ficar com formato redondo. (Alguém percebeu o que acabei de descrever?!?!)

Sem comentários: