16 abril 2009

Molho de mostarda e conhaque

Há duas más e uma boa razão para esta minha ausência gastronómica...

As más são: A B. está doente (muito constipada, a ressacar da vacina dos 15 meses e à rasquinha com o raio dos quatro incisivos de cima a romper em simultâneo) e eu estou doente (com uma gripe de caixão-à-cova).

A boa, e essa sim motivo de euforia, é que mudamos de casa no próximo dia 24, portanto estou em plena mudança e nem a casa nem a própria cozinha se encontram actualmente "próprias para consumo" :)

Portanto, até dia 27 as novidades vão sendo a conta-gotas e à medida do que a energia (que tem mais por onde se gastar), o tempo e as condições de salubridade da minha cozinha o permitam... Já para não falar que já comecei a guardar coisas em caixotes!

Tempo ainda para deixar uma dica sobre como "re"cozinhar umas fatias de vitela assada que sobraram do almoço de Páscoa em casa mãe do R. e que no cozinhado original ficaram um bocadito secas-tipo-sola-de-sapatao :)
A receita é do R. que tem tomado conta da cozinha por mim nos últimos dias!

Preciso de...
* 2 iogurtes naturais não açucarados
* 1 colher de sopa de mostarda
* 1 punhado de cogumelos frescos congelados
* 1 cálice de conhaque

Começo por...
* Numa frigideira colocar um pouco de azeite e logo que aqueça adicionar os cogumelos. Deixar fritar por 2 a 3 minutos em lume brando até começarem a ficar amachucados.
* Juntar o iogurte natural, a mostarda e temperar a gosto com sal e especiarias.
* De seguida adicionar o conhaque e deixar ferver mais dois minutos ou três até o molho ganhar alguma consistência

NOTAS
Depois coloquei as fatias de carne numa travessa, aqueci no microondas e cobri com o molho. Como opção pode por fim cobrir-se de queijo ralado ou salsa picada.
Acompanha bem com arroz de açafrão.

Sem comentários: